Peeling químico é um tratamento estético da pele, que é usado há muito tempo pela humanidade. O termo peeling, tem origem na língua inglesa, para designar o ato de remover, retirar, exfoliar camadas da pele sucessivamente, até obter o efeito desejado. Antigamente, utilizava-se pedra pome para proceder um lixamento superficial, e rapidamente aprendeu-se que algumas substâncias apresentavam propriedades ótimas para "peeling", como o leite (ácido lático), ou frutas (ácido cítrico), dando início ao que hoje conhecemos como peeling químico.
Ao eliminar as células mortas, o peeling regenera a epiderme, podendo chegar às camadas mais profundas da pele, conforme os produtos utilizados e a proposta do tratamento.
Há um estímulo na formação de colágeno e na neovascularização. O tecido epitelial responde determinando um aumento da atividade na camada basal com maior número de mitoses, resultando em espesamento da epiderme. Na derme há uma maior atividade de fibroblastos, melhor nutrição, hidratação e reorganização dos feixes de colágeno.
A escolha entre os diversos tipos de peeling depende das condições e das características de cada pele e da profundidade que queremos tratar. A profundidade é determinada por fatores como agente exfoliante e sua concentração, o pH do produto final, o número de camadas aplicadas, o tempo do ácido na pele e a técnica de aplicação.
No entanto, nem todo o paciente tem indicação para o tratamento. Contraindicado em gestantes, pessoas com herpes em atividade, infecções, processos alérgicos, inflamações ou manifestações de irritação da pele por excesso de sol.
A preparação para o peeling deve começar 15 dias antes. Para prevenir o risco de hiperpigmentação. No dia do procedimento deve-se usar apenas o filtro solar.
Pacientes com peles mais escuras, que se bronzeiam com mais facilidade, precisam ter mais cuidados na realização do tratamento e nos cuidados após o peeling, por apresentarem um risco maior de hiper ou hipopigmentação.
E pode ser feito no verão? Sim!
Desde que sejam superficiais e que se use e abuse do filtro solar. Além de não ficar exposto ao sol em demasia e sem proteção.
Assim como em outros procedimentos estéticos, é importante procurar um profissional capacitado e seguir suas recomendações, antes e depois, para obter os melhores resultados.

Nenhum comentário:
Postar um comentário